“A energia desse lugar é incrível”: conheça a experiência de quem meditou em Kanha Shanti Vanam

Janaína, Sonia e Raquel: experiências de autoconhecimento em Kanha. Crédito: divulgação Heartfulness Brasil

Em fevereiro foram realizadas as comemorações do Bhandara, um dos principais encontros mundiais Heartfulness

No começo de 2025, entre janeiro e fevereiro, um grupo de brasileiras e brasileiros de diferentes cantos do país partiu para uma viagem especial à Índia. No roteiro, um período em Kanha Shanti Vanam, centro global de Heartfulness, para o Bhandara e início da primavera.

Bhandara é um grande encontro espiritual em que praticantes da meditação Heartfulness se reúnem para receber a transmissão da energia (pranahuti) e aprofundar sua conexão com a prática. 

No Heartfulness, um Bhandara ocorre em ocasiões especiais, que comemoram o nascimento e o legado dos mestres espirituais da tradição. Nesses eventos, milhares de pessoas de diversas partes do mundo se reúnem nos ashrams ou centros de Heartfulness para sessões intensivas de meditação e diversas  atividades voltadas para o autodesenvolvimento.

Neste ano, em 2 de fevereiro, foi celebrado o legado de Shri Ram Chandra de Fatehgarh, carinhosamente conhecido como Lalaji, o primeiro mestre do Heartfulness. Ele resgatou a antiga arte da transmissão ióguica para que as pessoas interessadas na evolução pessoal pudessem experimentar a mais elevada expansão da consciência.

Com seu amor, sabedoria e compaixão com todos, Lalaji inspirou a jornada de autoconhecimento e evolução de muitos praticantes Heartfulness.

22222

Jonathan e Martin: viagem inesquecível. Crédito: divulgação Heartfulness Brasil

A experiência de quem foi

Os depoimentos dos brasileiros que participaram das atividades em Kanha mostram o profundo impacto da viagem em cada um e as repercussões nas jornadas de autoconhecimento e crescimento pessoal.

“É a primeira vez que eu venho aqui para Kanha Shanti Vanam. É algo incrível, a energia do lugar é incrível. Eles transformaram um lugar que era semiárido, quase deserto, uma floresta”, comenta Jonathan Degani.

Já o Martin, de 26 anos, está em sua terceira viagem à Índia e explica o motivo de suas visitas ao país. “Todas as vezes eu vim meditar no ashram. A experiência é muito válida, cada um vai ter a sua experiência e eu recomendo muito”.

“Apesar da barreira da linguagem, já que eu não falo inglês, a gente encontra a facilidade da afetividade”, diz Janaína Ribeiro. “Tem sempre alguém para te ajudar, para te dar uma orientação. Então, a gente supera a barreira da língua com o afeto, com a colaboração, com a solidariedade que você encontra em todas as pessoas aqui”.

“É maravilhoso estar aqui, em contato com a natureza, com o silêncio”, diz Sônia Azevedo. “A gente passa a conhecer melhor nós mesmos”, completa. Para Raquel Sales, que está em sua quarta visita ao ashram, a viagem a Kanha “vai além da meditação, é um processo de reconexão com o divino. É um processo de compreensão e de evolução”, finaliza.

Kanha Shanti Vanam, o maior centro de meditação do mundo. Crédito: Heartfulness

O que é Kanha Shanti Vanam?

Kanha Shanti Vanam é o maior centro de meditação do mundo e pode abrigar mais de 100 mil pessoas. Foi concebido para ser um refúgio de paz e autotransformação, combinando tradição e modernidade. O espaço abriga áreas de meditação, centros de aprendizado, hospital,  escolas, centro Wellness para tratamentos e bem-estar.

O Ashram é também  um exemplo  bem sucedido de reflorestamento que transformou uma área desértica em um gigantesco espaço verde e resgatou a fauna da região. Com tecnologia de ponta no manuseio da água, nas pesquisas em laboratórios e no resgate das espécies em extinção, a iniciativa Green Kanha e Blue Kanha  é reconhecida internacionalmente e já ganhou diversos prêmios de preservação da biodiversidade. Em Kanha estão disponíveis diversos cursos na área de saúde, educação e bem-estar  como  os programas de formação em  Yoga Heartfulness, capacitação de instrutores, aperfeiçoamento dos preceptores, entre outras atividades. 

Os visitantes podem participar de sessões diárias de meditação, workshops sobre bem-estar, programas de silêncio e introspecção, além de explorar a biblioteca, jardins e áreas de convivência. Também podem vivenciar o voluntariado em diversos setores do complexo, desde a cozinha  comandada pelas indianas ou qualquer outra área de interesse, o media center responsável por toda comunicação Heartfulness, pesquisas científicas, entre ourtos. Os visitantes  também podem usufruir das modernas instalações esportivas.

Kanha é um verdadeiro oásis espiritual para quem busca aprofundar sua jornada interior através da meditação Heartfulness e oferece muitas  oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Saiba mais sobre o Bhandara

Os principais objetivos do Bhandara são: 

  • Intensificar a experiência espiritual por meio da transmissão ióguica.
  • Promover o senso de comunidade entre os praticantes.
  • Celebrar e refletir sobre os ensinamentos dos mestres da tradição.

Os encontros costumam durar vários dias e são momentos de imersão total na prática meditativa, proporcionando aos participantes um ambiente de crescimento e introspecção.

Você deseja se manter em contato com a gente? Então não hesite e assine nossa newsletter.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Rolar para cima