Lalaji: um farol de amor, sabedoria e transformação

Em 02 de fevereiro, celebramos os 151 anos de legado do primeiro guru do Heartfulness
Shri Ram Chandra de Fatehgarh, carinhosamente conhecido como Lalaji, foi o primeiro guru do Heartfulness. Ele resgatou a antiga arte da transmissão ióguica (pranahuti) para que as pessoas interessadas na evolução pessoal pudessem experimentar a mais elevada expansão da consciência.
Por natureza, Lalaji sempre foi calmo e sempre se comovia com as dores e os prazeres dos outros. Não era dado a conversas supérfluas, mas era hábil em comunicar seus pensamentos e cativar os corações de seus ouvintes. Sua personalidade, modo de vida e comportamento fizeram com que Lalaji ganhasse a afeição e o respeito de todos.
Lalaji podia provocar o despertar espiritual em uma pessoa com um piscar de olhos, mas não gostava de exibições. Para remover várias complexidades do coração, pedia a seus seguidores que transformassem inimigos em amigos. Considerava a moralidade essencial para a autorrealização e o amor como a maior prática. Ensinava que as aflições são bênçãos divinas que guardam muitos segredos.
Depois de se aposentar, em 1929, passou a dedicar-se ao trabalho espiritual, reservando de duas a três horas por dia para ditar livros, artigos e cartas. Ele era um grande estudioso das línguas urdu, persa e árabe, e tinha um bom conhecimento de hindi e sânscrito.
Lalaji levava uma vida simples e respeitosa. Seu nome se espalhou por toda parte e muitos o procuravam em busca de consolo e orientação espiritual. Ele nunca rejeitava ninguém sem antes dar sua bênção. Suas canções tinham o poder de tocar a alma de seu público. É por causa de seu trabalho que hoje o Heartfulness é capaz de oferecer uma prática simples e eficaz a todos aqueles que buscam o autoconhecimento.
A arte da transmissão foi passada de Lalaji para Shri Ram Chandra de Shahjahanpur (conhecido como Babuji), que se tornou o segundo guia do Heartfulness.