Heartfulness é um estilo de vida
Confira depoimentos de quem decidiu aderir à prática – e quais benefícios são citados
Mais serenidade, calma, bem-estar, alívio mental. Esses são alguns dos pontos em comum relatados por pessoas que praticam Heartfulness. O Informativo Heartfulness Brasil conversou com pessoas que praticam Heartfulness – desde os que acabaram de conhecer a técnica até aqueles que há décadas já colocam o coração no foco da meditação.
Após apenas dois meses de ter o primeiro contato com a prática, a escritora e atriz Mikha comenta que tinha dificuldade com a tarefa de limpar a mente de pensamentos, mas que, com Heartfulness, conheceu outro tipo de abordagem acesso a essa questão: “Dentro do Heartfulness, foi a primeira vez que eu escutei que os pensamentos virão, deixe que eles venham, só não se atenha a eles”.
O foco na simplicidade e na paz é um dos aspectos mais destacados por quem tem praticado Heartfulness.
O jornalista Ricardo Mucci, envolvido com o universo Heartfulness desde 2019, explica que nunca havia experimentado a meditação. “O que eu achei interessante no Heartfulness é a simplicidade da prática, essa coisa de poder descobrir o poder do coração”, afirma Ricardo. “Eu fiquei fascinado com as descobertas iniciais e depois, praticando, percebi que é um tremendo instrumento para acalmar a mente”.
A praticante Josélia Oliveira, que conheceu Heartfulness em 2017 por meio de uma amiga que morava na Espanha à época, conta que sua primeira reação foi de estranhamento com o nome em inglês. “Eu achei interessante o nome, ao mesmo tempo difícil. Me fez perguntar: o que será esse coração pleno?”, conta Josélia.
A curiosidade motivou Josélia a continuar investigando aquele tema até então desconhecido, e os resultados foram marcantes.
Encantada com a simplicidade e a delicadeza que descobriu em sua jornada Heartfulness, Josélia explica por que se encantou com a prática: “A primeira coisa que me tocou foi a facilidade. Aprender a olhar para si mesmo e sentir a luz interna que há em nós, a luz divina do coração, foi algo muito profundo”.
Do pensar para o sentir
“O que me ajuda muito é acalmar a mente e clarear as ideias. Quando eu acabo a meditação, parece que o problema que entrou comigo já não existe mais”, comenta Ricardo Mucci.
A professora de ioga Bruna de Toni conheceu o Heartfulness em 2015 graças à sua irmã mais velha e a uma amiga em comum. “Desde criança eu me considero como alguém que busca a espiritualidade”, explica Bruna. Ela diz que sempre teve interesse em entender melhor seu mundo interior e buscar caminhos para ser mais autêntica consigo mesma.
Para ela, descobrir o Heartfulness “foi um momento muito bonito e transformador da vida”. Bruna conta que estava em busca de purificar e elevar sua consciência quando finalmente sua jornada pessoal a levou até o Heartfulness. “Nesses quase dez anos de prática, eu me sinto transformada como pessoa. Foi uma transformação para a simplicidade e para um estado de maior naturalidade”.
Outro aspecto destacado por praticantes Heartfulness é a capacidade que a meditação promove para enxergar a vida de uma forma mais sutil.
“Para mim, Heartfulness é um estilo de vida e um convite do divino para cada um de nós experimentar a vida, habitar com mais propriedade nossos corações. É um lugar de autenticidade, para uma vida com mais sentimento”, finaliza Bruna.
O praticante Alan Lee relata que, antes de conhecer Heartfulness, já tinha interesse em filosofias orientais, especialmente pelo olhar mais holístico em relação à vida. “Encontrei a prática Heartfulness por acaso há 24 anos, quando uma pessoa me contou o processo dela e todos os benefícios que sentiu, principalmente a sensação de paz interna”.
Após experimentar, aos poucos, Alan conta que começou a sentir uma alegria marcante. “Comecei a praticar e tudo passou a fazer muito sentido para mim: o equilíbrio interno, a estabilidade mental, a força para vencer desafios emocionais. Aos poucos, deixa de ser teórico e se torna algo que você sente se ancorar em você”, explica Alan.
Ele considera que praticar é a parte mais importante para quem trilha o caminho Heartfulness.