O poder da meditação Heartfulness na jornada para a consciência infinita
Entenda como a prática focada no coração pode guiar ao ser interior e como enfrentar os desafios para ter êxito nessa caminhada
Atingir os níveis mais elevados de consciência pode ser um desafio marcado por altos e baixos, que exige perseverança e uma profunda conexão com o nosso coração e ser interior. Daaji ensina, na edição da Revista Heartfulness “A evolução da consciência – A ciência da espiritualidade”, como a prática de meditação Heartfulness, quando acompanhada da transmissão ióguica, torna-se uma ferramenta essencial para percorrer a jornada até a consciência infinita.
A consciência infinita é considerada um estado elevado de percepção, experiência da realidade e amplitude da dimensão espiritual. É nela que nos conectamos diretamente com o nosso ser interior e com a realidade universal. Ao alcançar a consciência infinita, o indivíduo transcende a dualidade e a separação entre o eu e o outro, sente-se em unidade com tudo o que existe. Essa experiência traz uma sensação de paz profunda, clareza e conexão com o divino.
Na prática Heartfulness, a consciência infinita vai além do intelectual, pois é uma experiência direta que ocorre quando a mente se acalma e o coração está plenamente aberto. Alcançada por meio da meditação com foco no coração e na busca pela harmonia interior, a evolução da consciência permite ao praticante experimentar uma percepção expandida da vida e do universo, livre de limitações.
É uma jornada árdua, mas repleta de descobertas. A cada transição, o praticante se depara com descobertas internas, muitas vezes inacreditáveis, que se revelam diante dos olhos e do coração.
“Conforme avançamos em nossa jornada espiritual, essa constante mudança pode ser frustrante para nós. Afinal, apreciamos a sensação de estabilidade e eterna familiaridade. Mas, se devemos evoluir, se a consciência deve evoluir, esta mudança é indispensável. A ideia de permanecer confortavelmente em um determinado estado retarda a nossa evolução”, afirma Daaji em artigo da Revista Heartfulness.
Para evitar essas armadilhas e continuar avançando na consciência, vale seguir alguns passos:
- Praticar a meditação com transmissão, que ajuda a regular a mente, aprofundar-se no coração e transitar do intelecto para a sabedoria.
- Remover hábitos e padrões de comportamento enraizados, que nos mantêm presos a uma visão estreita do mundo.
- Criar um estado de oração que nos conecta com nosso ser interior.
A prática contínua desses passos permite que a consciência se expanda e evita que ela se contraia. A verdadeira jornada espiritual é um processo de transformação constante, no qual a meditação Heartfulness, o autocontrole e o aperfeiçoamento do caráter desempenham papeis fundamentais para alcançar um estado mais elevado de consciência.